28 de mai. de 2008

Principais projetos que tramitam no Congresso Nacional

IDENTIFICAÇÃO 

EMENTA 

PEC 89/2007

Teto Salarial 

Dá nova redação ao inciso XI do art. 37 da Constituição Federal. Estabelece o mesmo teto remuneratório para qualquer que seja a esfera de governo. Altera a nova Constituição Federal.

PEC 186/2007

Administração Tributária

Determina que lei complementar definirá as normas aplicáveis à Administração Tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Minicípios. Altera a nova Constituição Federal.

PEC 555/ 2006

Previdência – Contribuição de Inativos 

Revoga o dispositivo da Emenda Constitucional - Reforma da Previdência , que institui a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos). Altera a nova Constituição Federal.

PL 6112/2005

Porte de Armas

Autoriza porte de armas para os Auditores Fiscais das Receitas Estaduais.

PLS 68/2003

Atividades de

Risco 

Regulamenta o § 4º do artigo 40 da Constituição, dispondo sobre a concessão de aposentadoria a servidores públicos, nos casos de atividades exercidas exclusivamente sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

PLC 030/2007-SF


 

Porte de Arma

Altera a redação do art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. (Dispõe sobre o direito de agente público portar arma de fogo).

Alteração estatuto do desarmamento, inclusão, autorização, porte de arma, arma de fogo, ausência, serviço, agente público, servidor, carreira, auditoria fiscal do trabalho, cargo de carreira, auditor fiscal do trabalho, perito, perícia médica, previdência social, auditoria tributária, estados, (DF) oficial de justiça, avaliador, judiciário, agente penitenciário, guarda de presídio, comprovação, requisitos, capacidade técnica, aptidão, avaliação psicológica, reconhecimento, autoridade, riscos, atividade profissional

PEC 12/2006-SF


 

Precatórios 

Acrescenta o § 7º ao art. 100 da Constituição Federal e o art. 95 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo regime especial de pagamento de precatórios pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


 

PEC 441/2005


 

Previdência - Subteto salarial e paridade de pensão

Disciplina a fixação do limite remuneratório para os agentes públicos dos Poderes Legislativo e Executivo dos Estados e do Distrito Federal, determina a aplicação do disposto no art. 7º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, às pensões derivadas dos proventos de aposentadoria dos servidores públicos que se aposentarem na forma do caput do art. 6º da mesma Emenda, e disciplina a forma de contribuição dos servidores portadores de doença incapacitante para o custeio da Previdência Social.

PEC 474/ 2001

Apensada à 183/1999

Imposto Único Federal 

Aperfeiçoa o Sistema Tributário Nacional e o financiamento da Seguridade Social, estabelece normas de transição e dá outras providências

PL 4497/2001

Dispõe sobre os termos e limites do exercício do direito de greve pelos servidores públicos.

Regulamentação, Constituição Federal, Administração Pública, direito de greve, servidor público civil, deliberação, paralisação, quorum, votação, representação, comissão, negociação, defesa, interesse, Justiça do Trabalho, prazo, comunicação, deflagração, greve, garantia, servidor, liberdade, divulgação, movimento trabalhista, aliciamento, piquete, grevista, arrecadação, fundos, esclarecimentos, população, proibição, violação, direitos e garantias individuais, punição, demissão, ressalva, abuso de direito, responsabilidade, ato ilícito, crime, exoneração, nomeação, contratação, terceirização, pessoal, exceção, atividade essencial, missões diplomáticas, polícia, carceireiro, segurança, sistema penitenciário, educação, saúde, tributação, orçamento, finanças públicas, Judiciário, obrigatoriedade, prestação de serviço, interesse público, contagem, exercício efetivo, remuneração, reposição, compensação, falta, penalidade, infrator.

PLP 43/2007

Direito de Greve

Apensado ao PL 1258/95

Complementa e regula o direito de greve, no âmbito do serviço público, envolvendo os agentes estatutários e celetistas da administração direta e indireta 


 

PEC 369/2005


 

Reforma Sindical 

Instituindo a contribuição de negociação coletiva, a representação sindical nos locais de trabalho e a negociação coletiva para os servidores da Administração Pública; acaba com a unicidade sindical; incentivando a arbitragem para solução dos conflitos trabalhistas e ampliando o alcance da substituição processual, podendo os sindicatos defender em juízo os direitos individuais homogêneos. Proposta da Reforma Sindical. Alterando a nova Constituição Federal.

PEC-58/2007


 

Adicional de um ponto Percentual 

Altera o art. 159 da Constituição Federal, aumentando a entrega de recursos, pela União, ao Fundo de Participação dos Municípios. Estabelece o adicional de um ponto percentual. Altera a Constituição Federal


 

PLP 339/2006


 

Remuneração para fins eleitorais 

Altera o artigo 1°, II, "d" da Lei Complementar n° 64, de 18 de maio de 1990, para disciplinar a remuneração dos servidores públicos, no período de afastamento para fins eleitorais.

"Art. 1º .................................................................

II – .................................................................

d) os que tiverem competência ou interesse, direta, indireta ou eventual, no lançamento, arrecadação ou fiscalização de impostos, taxas e contribuições de caráter obrigatório, inclusive parafiscais, ou para aplicar multas relacionadas com essas atividades, e não se afastarem até 6 (seis) meses antes da eleição, garantido o direito à percepção dos seus vencimentos integrais;

..........................................................................."

PLS  00421/2007

Isenção de IR a partir de 65 anos até 70 quando a isenção será total

Altera a Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, para conceder isenção total do imposto de renda da pessoa física aos rendimentos de aposentadoria e pensão, para os maiores de setenta anos, iniciando-se com isenção de vinte por cento dos rendimentos aos sessenta e seis anos.


 


 

PEC 92/2007-SF


 

Acrescenta artigo às Disposições Constitucionais Gerais, dispondo sobre a isonomia de vencimentos entre as categorias que menciona. (Delegado da Polícia Civil, Oficial das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal e o membro do Ministério Público estadual)


 

PEC 549/2006


 

Alteração, Constitução Federal, organização, cargo de carreira, Delegado de Polícia, ingresso, concurso público, concurso de provas e títulos, participação, (OAB), critérios, remuneração, subsídio, equiparação, membros, Ministério Público, investigação, crime, proibição, acumulação de cargos, função pública, exceção, magistério

PL 1990/2007

Dispõe sobre o reconhecimento formal das centrais sindicais para os fins que especifica, altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências.

FENAFISCO - Atualizado em 11/04/2008

25 de mai. de 2008

Desmantela-se no Chile a previdência neoliberal

"O receituário neoliberal dos anos 80 e 90 para a América Latina acaba de receber sua pá de cal no Chile, com a entrada em vigor das mudanças no sistema de previdência (aposentadorias e pensões), que visam a remediar os estragos provocados pela introdução do sistema privado, de capitalização individual, criado em 1981, em substituição à previdência pública, e imposto aos trabalhadores sob a ditadura do general Augusto Pinochet.
(...) É nesse contexto que intervém o governo de Michele Bachelet, empossado em março de 2006, com medidas destinadas a salvar o que restou do sistema previdenciário chileno. Após três décadas de sua introdução à força, o regime cobre somente 55% dos trabalhadores do mercado formal e assegura uma reposição média de 30% a 40% do último salário, segundo cálculos da Central Unitária dos Trabalhadores do Chile.
(...) Felizmente, o furacão neoliberal, que no Brasil varreu os governos Collor e FHC, com seu projeto de desmantelamento do Estado, não chegou a produzir tamanha desgraça, por encontrar resistência nos movimentos sociais organizados. Isso, porém, não é garantia de que estejamos imunes à tentação neocolonial de alguns retardatários do neoliberalismo moribundo. A despeito de seu descrédito, o receituário neoliberal mantém-se, ainda que bruxuleante, nas fileiras conservadoras e pode ser reconhecido nas práticas dos governos tucanos, em especial, no Estado de São Paulo. Daí a necessidade de não se baixar a guarda e manter a vigilância."
O trecho acima faz parte do artigo semanal do deputado estadual Rui Falcão (SP). Ele foi deputado federal, presidente do PT e secretário de governo na gestão Marta Suplicy.
Leia aqui

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=desmantela-se_no_chile_previdencia_neoliberal&cod_Post=103510&a=111

16 de mai. de 2008

DEBATE - Reforma Tributária

TV Câmara - Brasil em Debate Diferentes pontos de vista marcam os debates sobre assuntos de interesse nacional. Segunda, terça, quinta a sexta 21h30.

codebase="http://activex.microsoft.com/activex/controls/mplayer/en/nsmp2inf.cab#Version=6,4,7,1112"
standby="Loading Microsoft Windows Media Player components..."
type="application/x-oleobject"

>












type="application/x-mplayer2"
src="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2008/05/tvcabrasilemdebate20080513-001-wm.100.wmv"
width="240"
height="249"
autostart="True"
pluginspace="http://www.microsoft.com/Windows/MediaPlayer/"
filename="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2008/05/tvcabrasilemdebate20080513-001-wm.100.wmv"
showpositioncontrols="0"
showcontrols="True"
showdisplay="0"
showstatusbar="1"
autosize="0"
statusbar="1"
animationatstart="0"
showaudiocontrols="True"
autorewind="1">

<br /> Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br /><br /> Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2008/05/tvcabrasilemdebate20080513-001-wm.100.wmv">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.<br />


Dep. Humberto Souto (PPS-MG) e Dep. João Dado (PDT-SP)
13/05/2008
Afirmar que a Reforma Tributária vai desonerar a carga tributária gera polêmica. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) acha que a Reforma simplifica o Sistema Tributário, mas não reduz a carga tributária total de impostos e tributos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acredita que a carga tributária vai aumentar. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, ao participar de seminário na Câmara dos deputados admitiu que a Reforma Tributária vai gerar aumento da carga tributária para alguns setores da economia. Para falar do assunto, participam do Brasil em Debate os deputados João Dado (PDT-SP) e Humberto Souto (PPS-SP).


Clique aqui para baixar o vídeo

Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

14 de mai. de 2008

BÔNUS - Executivos ganham bônus de 7 e 8 vezes o salário

por Gilberto Dimenstein

Executivos ganham bônus de 7 e 8 vezes o salário por produtividade ref. 2007.
Houve aumento de 20% em relação ao ano anterior por razão do crescimento da economia.

Salários chegam entre R$ 30 mil a R$ 35 mil por mês.

Esse tipo de recompensa serve de atrativo na busca dos melhores talentos do mercado.


Rádio CBN

5 de mai. de 2008

PEC 186/2007 - LEI ORGÂNICA DO FISCO - ABAIXO-ASSINADO ELETRÕNICO

SOLICITAMOS APOIO DOS SRS. DEPUTADOS FEDERAIS

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Lei Orgânica do Fisco foi protocolada no Congresso Nacional. Recebendo a designacao de PEC 186/2007, a proposta de autoria do deputado Décio Lima e uma antiga reivindicação das entidades representativas do Fisco.

A proposta busca introduzir importantes avanços as administrações tributarias, dotando-as de autonomia funcional, administrativa e orçamentária, expressas na capacidade de definir suas próprias políticas, organizar seus próprios serviços, dispor dos próprios recursos e estabelecer suas propostas orçamentárias.

PARA SUBSCREVER O ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO APOIO DOS SRS. DEPUTADOS
clique aqui (inglês) Inclua também seu Comentário
clique aqui (português) Inclua também seu Comentário
Assinaturas desde 05-05-2008:

Para conhecer o estágio de tramitação da PEC clique aqui