28 de mar. de 2010

FOLHA DE S.PAULO - INTERNET
09/02/2000

Mecanismos de busca vão à procura da fé

LEONARDO CRUZ
da Redação

A palavra "Deus" se expande na Internet tanto quanto a própria rede, e quem vai a um buscador à procura de páginas sobre religião encontra milhões de referências.
Para tentar encurtar o caminho dos fiéis internautas, estão surgindo no Brasil buscadores programados para encontrar páginas de religiões específicas, como catolicismo e judaísmo.
Muitas vezes, esses mecanismos de busca são páginas de origem amadora, criadas por pessoas que enfrentavam problemas para encontrar os sites que queriam.
É o caso do Busca Católica (www.buscacatolica.com.br), desenvolvido pelo web master Jeffersom Felício e pelo padre Leo Verheyen, da paróquia de Santa Cruz, em Belo Horizonte, com o apoio de uma empresa de design .
Em 96, os dois já haviam colocado no ar a home page da própria paróquia (www.parsantacruz.org.br). "Percebemos que não existia nenhum site que facilitasse a vida de quem procurasse páginas católicas", conta Jeffersom. "Também acreditamos que esse pode ser um espaço para troca de informações entre essas páginas", completa o padre Leo.
A iniciativa dos dois pode ser considerada de relativo sucesso. Criado em setembro de 98, o Busca Católica foi visto por cerca de 130 mil pessoas até hoje, com média de 700 acessos por dia.
Em dezembro, a página passou por uma reformulação visual e ampliou seus serviços, incluindo espaço para debates e divulgação de notícias da comunidade. Hoje, conta com 1.400 home pages cadastradas e tem anúncio.

Pesquisa judaica
Auto-intitulada "a primeira ferramenta de busca de sites judaicos no Brasil", a página Judaísmo.com (www.judaismo.com.br) funciona como um portal, oferecendo, além do buscador, e-mail gratuito e manual de rezas on line.
No sistema de busca, as páginas são divididas em categorias como Sinagogas, Movimentos Juvenis e Pessoais.
São cerca de 80 sites cadastrados, muitos de instituições internacionais.
Apesar do número reduzido, as páginas têm seu conteúdo descrito e recebem classificação de até cinco Estrelas de Davi.
Com visual mais simples, mas com mais endereços disponíveis, o Bússola Gospel (www.bussola.cjb.net) é outro catalogador de páginas que também possui ferramenta de busca.
Assim como o Busca Católica, o Bússola partiu de iniciativa amadora, foi desenvolvido no computador pessoal do fiscal de rendas do Estado Teodomiro Franco e está hospedado em um servidor norte-americano que oferece páginas gratuitas.
Frequentador da Igreja Batista Memorial em Serra Negra (150 km ao norte de São Paulo), Teodomiro já havia criado uma página evangélica (a Games & Gospel, para adolescentes), quando decidiu criar o seu buscador. "Eu vi uma página dos EUA que tinha um serviço de busca de páginas cristãs (Christian World -www.christianworld.com) e achei que poderia fazer algo semelhante", diz o fiscal de rendas.
Ele conta que o processo foi quase natural, pois já havia armazenado em seu micro mais de uma centena de páginas ao longo de seus giros pela Internet. "Comecei com 350 sites. Hoje são quase 600."
A página entrou na rede em junho passado, apenas como uma longa relação de endereços.
A ferramenta de busca foi acrescentada há três meses; desde então, o número de acessos subiu, apesar de continuar com resultados modestos.
O Bússola Gospel recebe, em média, 35 visitas por dia, com picos de 50. Para aumentar esse índice, Teodomiro está à caça de parceiros, sites evangélicos maiores, com estrutura profissional, que possam ajudar a divulgar sua página. Além do Bússola, há pelo menos mais uma página evangélica que oferece busca específica, a Rede Gospel (www.bibliaworld.com.br).


Espiritismo
No Brasil, existe ainda outro buscador para atender "ciberfiéis". É o Adonditá Espírito (www.espirito.com.br), que procura páginas sobre espiritismo.
A ferramenta integra o site da Comunidade Virtual Espírita Joanna de Ângelis, que hospeda gratuitamente home pages que tragam dados sobre a religião.

OBS.: Assinantes poderão ver a reportagem original em http://www.uol.com.br/fsp/informat/fr0902200036.htm