17 de nov. de 2007

Podcast - O Rádio Ao Alcance de Todos - Crie o Seu!

Olá,

No post de hoje, gostaria de falar um pouco sobre Podcast.

O que é Podcast?

Podcast é um programa de rádio gravado e postado na Internet, podendo ser ouvido ou baixado a qualquer momento. Se você já pensou em ter um programa sobre cinema, esportes, música, gastronomia ou qualquer outro assunto, saiba que nunca foi tão fácil. Gostaria, rapidamente nas próximas linhas, de explicar como é simples criar seu próprio programa de rádio na rede - como gravar, como publicar e alguns links que podem ser muito úteis.



Que equipamentos ou programas são necessários para gravar um Podcast?

Em termos de Hardware, você só precisa do seu computador e de qualquer microfone. Caso você tenha uma mesa de som, será uma opção a mais para “tratar” o som do microfone antes de ele chegar ao computador, mas muitos produtores de podcasts o fazem sem o auxílio de uma. Seu microfone deve estar conectado na entrada de microfone ou line-in da sua placa de som.

Para gravar o seu Podcast, você vai precisar de um programa de gravação e edição de audio. O software usado por 9 entre cada 10 podcasters (inclusive esse que vos fala) é o Audacity, programa gratuito e incrivelmente fácil de usar. Ele funciona como um gravador simples, e nele você pode gravar suas locuções e/ou entrevistas e incluir músicas ou backgrounds simplesmente arrastando os arquivos para a janela do programa. No Audacity, você sobrepõe faixas (para colocar músicas de fundo para locuções, por exemplo), controla os volumes individuais de cada uma, edita, corta, cola, insere fades, e tudo mais o que for necessário para dar um acabamento bacana para o seu programa.

O mais importante no Audacity, é configurar equilibradamente os volumes de entrada e/ou microfone do programa com os do Controle de Volume do seu computador, para que não fiquem nem muito altos nem muito baixos. O software é bem fácil de usar e pode ser dominado com pouco tempo de uso. Recomendo que você faça alguns programas curtos de teste antes de publicar definitivamente.

Aqui estão links para baixar o Audacity e alguns tutoriais (entre tantos disponíveis na rede) muito simples e explicativos que podem ajudar muito:

Audacity Download
Tutorial em Português
Vários Tutoriais em Inglês

Uma dica importante para você finalizar o seu programa com boa qualidade sonora é, ao terminar a produção no Audacity, exportar o arquivo como Wav (indo em “Arquivo” - “Salvar Projeto como Wav”). É melhor fazer isso e convertê-lo para mp3 depois. Algumas pessoas utilizam outros softwares para finalizar seus programas (como niveladores de volume) e nunca se deve fazer isso com um arquivo mp3, e sim com um Wav (audio descompactado). A conversão para mp3 deve ser o último passo da produção. Para isso, você vai precisar de um conversor mp3, e aqui está um link para baixar um muito bom rapidamente:

Free MP3 Converter

Como faço para publicar meu Podcast na Internet?

Existem inúmeros servidores que fazem esse serviço gratuitamente de forma muito satisfatória. Basta você se cadastrar em uma conta gratuita, escolher o nome do seu programa, enviar os seus arquivos mp3 com seus podcasts finalizados e pronto - seu programa está no ar!! Quase todos eles oferecem opções para personalizar a página do seu podcast. Sim, você terá gratuitamente a página do seu programa (é lá que os ouvintes poderão ouvir ou baixar). Digamos que você se cadastre no servidor G-Cast e nome do seu programa seja “Meu Podcast”. Provavelmente, você receberá um endereço como www.meupodcast.gcast.com. Tudo isso você saberá quando se cadastrar em um desses serviços para publicar o seu programa. Abaixo estão alguns links para os serviços gratuitos e mais conhecidos (existem outros muito bons, esses são os que eu conheço):

www.gcast.com
www.podomatic.com
www.odeo.com
www.mypodcast.com

Espero que este post seja útil para que novos podcasts surjam no Brasil. Existem no mundo todo programas sobre os mais variados assuntos - Ciência, música, cinema, economia, esportes, humor, e tudo o que se pode imaginar. Existem podcast feitos por professores, por alunos, por empresas, por blogs - enfim, é um campo infinito para ser explorado.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato e terei o maior prazer em ajudar, esse é um tema pelo qual sou apaixonado e que gostaria muito de ver crescendo no Brasil, pois acho que é uma forma de se democratizar a produção de conteúdo e de se trazer à tona novas idéias que não tem voz na mídia tradicional.

Um bom começo para quem quer produzir um Podcast é ouvir alguns programas para ver o que vem sendo feito por aí. Recomendarei alguns que curto muito em futuros posts. Pretendo também falar mais detalhadamente sobre cada uma das etapas de produção e divulgação de podcasts.

Confira o meu podcast Miscelânea Vanguardiosa - dedicado à Música Instrumental Brasileira e me mande seus comentários…

Grande Abraço!!

http://sareston.wordpress.com/2007/06/21/podcast-o-radio-ao-alcance-de-todos-dicas-importantes/

Nenhum comentário: